Sunday, February 25, 2007

Entrevista com Carol Peters e Tiago Madeira do Blog Mal Vicioso

Quem imaginaria que no backstage de um blog que fala sobre sociedade, cultura e filosofia estaria uma jovem encantadora e um amante de algorítmos computacionais e lógica de programação? Pois é, desta junção inesperada nasceu o Mal Vicioso, acompanhe na entrevista a história do blog e um pouco do modo de pensar do casal de namorados que o mantém.

1. Quando surgiu o Mal Vicioso? Qual foi a motivação para criá-lo?

Surgiu no início de dezembro por causa de uma série de fatores:

uma crise existencial da Carol, na qual ela descobriu que a melhor forma de ajudar a sociedade a abrir os olhos era publicar seus contos e não dar aulas de química aos colegas de sala
o Tiago pensar em fechar seu blog e abrir um pra cada assunto (um dos assuntos seria filosofia)
a Carol dizer que ajudava o Tiago com o blog de filosofia se ele a deixasse publicar seus contos
O nosso objetivo com o blog é fazer as pessoas abrirem os olhos, saírem da normalidade, descobrirem a saída do "mal vicioso": a exploração do homem hipócrita por ele mesmo, uma porção de pensamentos de uma sociedade que não pensa.

2. Vejo a idéia do Mal Vicioso caminhando bem próxima do Anu!, os dois discutem a sociedade. O Mal Vicioso usa e abusa da Filosofia, e talvez por isso, ele demonstra ter um compromisso mais cartesiano com o que noticia, investigano a sério fatos e pedindo aos leitores mais do que opiniões, respostas. Até que ponto a Filosofia dita os caminhos do Mal Vicioso?


Nossa filosofia vai até onde começa o Google Adsense. :) Brincadeira...

No Mal Vicioso escrevemos sobre as besteiras que observamos acontecer na sociedade. O entendimento filosófico fica por conta do leitor. Nosso objetivo não é apresentar verdades, mas fazer os visitantes refletirem sobre o inconsciente vicioso da mente humana.

3. Ainda falando sobre Filosofia, Nomes como o de Nietzsche e Schopenhauer pipocam a todo momento nesse blog. Para vocês, quais são os grandes nomes da Filosofia?


Schopenhauer e Nietzsche são os nossos preferidos, mas também gostamos das idéias de:

Carol: Sócrates, Proudhon, Freud, Marx e Decartes.
Tiago: Pitágoras, Diógenes, Freud e Hakim Bey.

4. Se o Mal Vicioso fosse uma empresa, Tiago Madeira seria o gerente de TI e Carol Peters a Relações Públicas?


É complicado pensar assim, já que todas as funções do Mal Vicioso são divididas igualmente. Caso ele fosse uma empresa, ambos os cargos seriam ocupados tanto por Carol quanto por Tiago.

5. O Mal Vicioso é um pontocom, o que eu costumo chamar de pessoa internética - em alusão à pessoa física e pessoa jurídica - o sonho de consumo do Anu! É fácil criar um blog sem depender de serviçõs como blogspot ou wordpress?


Você pode ser pontocom sem largar o Blogger. De qualquer forma, não é difícil não. Na Dreamhost (servidor que utilizamos), você pode instalar o Wordpress (plataforma que utilizamos) com um clique. O difícil são customizações, plugins, etc. mas nada que seja necessário. E tem os custos (mais na questão 6)

6. Qual a plataforma usada para manter o Mal Vicioso no ar? Ela custa caro? O blog é auto-sustentável (falo dos lucros com o serviços de publicidade)?


A plataforma é um servidor com PHP e o banco de dados MySql. O site está hospedado na Dreamhost. O domínio (.com) custa 10 dólares por ano. O plano que utilizamos na Dreamhost custa 10 dólares por mês, e o servidor é dividido entre vários sites. O Mal Vicioso e o Tiago Madeira tem gerado aproximadamente 20 dólares nos últimos meses (e é um valor que vem aumentando BASTANTE a cada momento), então este investimento tem um bom retorno.

7. Quais os serviços de gerenciamento de visitantes e estatística que vocês usam? O que é mais importante, a quantidade de visitantes ou a de comentários?

Usamos o Google Analytics, o Slimstat e o Hittail.

Os dois são importantes, mas as discussões (comentários) enriquecem mais o site e são prova de que os visitantes lêem o que escrevemos (e inclusive falam o que acharam do que escrevemos).

De qualquer maneira, os visitantes também são importantes, mas mais pela parte financeira. Quem clica nos anúncios são paraquedistas - visitantes que nos acham no Google e que quase nunca deixam comentários.

8. Notei que o blog não conta com uma ferramenta de tradução para o Inglês. Isso tem um motivo específico?

Não tivemos tempo nem necessidade de traduzir nossos artigos, mas já pensamos nisto para o futuro. Não pretendemos usar ferramentas, mas traduzir manualmente alguns posts legais criando outro blog em inglês, porque senão o conteúdo perde qualidade. Exemplo: a versão em inglês da Cabala 1001 Gatos de Schrödinger é interessante, a do novo-MUNDO já não é.

9. Me deparei algumas vezes com a afirmação de Carol Peters de que os problemas da sociedade deveriam ser resolvidos com diplomacia e não com política. Isso seria possível? Tiago concorda com essa afirmação?

Carol: Eu acredito num mundo anarco-federalista, onde não teremos líderes e sim diplomatas. A diplomacia tem papel representativo mas não mandaria em nada, apenas cuidaria dos interesses das pessoas pacificamente. Isso (a intervenção diplomática e não política) já estaria acontecendo se as Nações Unidas não tivessem tanta corrupção e abolissem o Conselho de Segurança. Mas temos bons exmplos de que funciona. Cruz Vermelha e os Médicos Sem-fronteiras estão aí cuidando, imparcialmente, dos dois lados, sem se envolver em questões de estado.

Tiago: Na minha visão de mundo ideal, nem a diplomacia se faz necessária. As pessoas respeitam umas as outras, sem a necessidade de leis, governo, diplomatas, etc.

10. Qual será o futuro da Internet? Como os blogs e os bloggers podem participar deste futuro?

A coisa mais fascinante na internet é o fato de ela ser livre ou de pelo menos o projeto dela ser. Na internet, todos podem expressar a sua opinião independente de cor, idade, religião... O futuro que nós queremos para a internet é que ela torne-se mais livre (com o fim de projetos furados como DRM e WGA). Os blogs participam ativamente desse futuro, gerando discussões e trocas de idéias saudáveis, como já começa a acontecer aqui mesmo no Brasil.


Contato:

Mal Vicioso: http://malvicioso.com
Tiago Madeira: http://tiagomadeira.net
Artigos sobre algoritmos e lógica de programação: http://algoritmos.tiagomadeira.net/

No comments: